• quarta-feira , 26 junho 2019

PEC 06/2019 e IPE-Saúde no foco da União Gaúcha

 

04031A Reforma da Previdência e a situação do IPE-Saúde permanecem no centro dos debates nas reuniões do Conselho Deliberativo da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. Na última segunda-feira (1/04), o grupo debateu sobre diversos pontos prejudiciais da PEC 06/2019 e avaliou a repercussão da nota publicada pela União Gaúcha que tratou dos riscos de extinção do IPE-Saúde.
A nota foi divulgada no dia 20 de março em virtude dos problemas que o sistema está enfrentando, tais como a demora da nomeação do diretor-presidente da autarquia, a não instalação do Conselho de Administração e o atraso no repasse da contribuição patronal do governo. O colegiado deliberou sobre novas ações para que essas falhas possam ser solucionadas.

Reforma da Previdência
O tema da capitalização, prevista na PEC 06/2019, é um dos itens de maior preocupação das entidades, pois é uma forma de privatização da Previdência, inspirada no modelo chileno, onde levou ao fracasso da Previdência naquele país. A capitalização tem por princípio a poupança própria, onde o dinheiro é depositado em uma conta individual, em vez de ir para um fundo coletivo.
O dinheiro é administrado pelos bancos ou empresas privadas, que podem investir no mercado financeiro. Neste modelo, todos os trabalhadores precisam contribuir por pelo menos 20 anos com 10% do salário para se aposentar e não há contribuições patronais nem do governo. Em base a essas experiências chilenas, as entidades prometem lutar contra esse modelo no Brasil. Para isso, diversas ações estão sendo desenvolvidas para conscientizar a população quanto aos riscos das aposentadorias futuras.
A diretora financeira da UG, Kátia Moraes, convocou a todos para auxiliar na ação promovida pela Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social, no dia 16 de abril, das 12h às 14h, na Esquina Democrática, onde advogados estarão fazendo o cálculo da aposentadoria de cada cidadão. A estimativa será feita através da calculadora desenvolvida pelo DIEESE. A ideia é promover o entendimento da população, esclarecendo de acordo com o cálculo da aposentadoria de cada um.
Assessoria de Comunicação da UG
Gilvânia Banker
(51) 991060334

Relacionados