• terça-feira , 25 setembro 2018

União Gaúcha recebe pré-candidato a deputado estadual, Airto Ferronato

Dando seguimento ao programa de debates, a União Gaúcha recebeu na manhã desta segunda-feira (27/08), o pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Airto Ferronato. Servidor Público aposentado, auditor fiscal do Estado, formado em Contabilidade. Em 1989, teve seu primeiro mandato como vereador, ocupou cargos públicos e seguiu carreira na política, como vereador de Porto Alegre.

Em sua fala, disse que sempre trabalhou e continuará trabalhando em prol do serviço e do servidor público. Destacou que o povo gaúcho ainda tem um preconceito com os servidores e considera essa uma questão grave, já que são os servidores quem mantém a máquina pública funcionando. ‘Precisamos defender as nossas conquistas que são históricas’, destacou. Falou sobre a questão do adicional por tempo de serviço, sendo esse um dos únicos instrumentos de planos de carreira e que defende a permanência deste direito.

Privatização, foi outro tema abordado. Ferronato diz ser contra as privatizações da CEEE e Banrisul, por exemplo. Comentou que possui independência para votar de acordo com suas convicções. “Sou contra o desmonte do Estado”, frisou.

O candidato convidou o grupo para participar da festa de seu aniversário, no dia 5 de setembro, na sede social da Afisvec -Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS, na Rua Salvador Calamuci, 56, no valor de R$ 30,00, onde será feita o lançamento da sua candidatura. Confiante na vitória, Ferronato respondeu aos questionamentos do grupo. Sobre a Previdência, o vereador disse ser favorável a previdência pública e vê com ressalvas as previdências privadas.

Sobre as concessões de benefícios ele acredita em prática da justiça fiscal. Para ele, é necessário revisar os benefícios pois, muitas empresas enriquecem com dinheiro público. “Não sou totalmente contra as concessões, mas sim, em distribuí-los indistintamente”. Ferronato diz ser favorável a benefícios fiscais as micro e pequenas empresas.

20180827_105559No segundo momento, o diretor de Relacionamento com o Segurado do IPERGS, Paulo Ricardo Gnoatto apresentou o médico, que assumiu o cargo de Diretor de Provimento de Saúde do IPERGS, Jairo Constante Bitencourt Othero, em junho deste ano. O médico falou da sua experiência nas área médicas e de gestão. O presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski, agradeceu a visita se disse bastante impactado positivamente com a visão do médico sobre o IPE e sobre a saúde pública. “Isso nos dá uma tranquilidade em saber que o IPE está em suas mãos. A sua  franqueza e lealdade são de muita relevância para todos nós”, finalizou.

 

Currículo de Othero:

Possui graduação em MEDICINA pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (1976). É Doutor em Filosofia pela Unisinos/RS (2012/2016), com mestrado em Medicina Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Fez Residência em Medicina Interna no Hospital Conceição/GHC (1977/78), Residência em Medicina Intensiva na Santa Casa de POA (1991/92), Especialização em Medicina do Trabalho na PUC/RS (1979) e curso para Coordenador Hospitalar de Transplantes na Espanha (2007).

Foi médico do INAMPS (1981/97) como emergencista e auditor, médico do Hospital Luterano da ULBRA como Coordenador, Rotineiro e Plantonista da UTI para Adultos (1997/2009), e como professor das disciplinas de Semiologia, Relação Médico Paciente, Emergência e Trauma do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2000/09). Foi médico intensivista da UTI de Trauma (1985/2014) e Coordenador da CIHDOTT (2001/14) do Hospital Municipal de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS/POA), médico Rotineiro da UTI de Adultos do Hospital Porto Alegre (2008/15), e trabalhou no IEP do Hospital do Coração em São Paulo – HCor/SP, como coordenador do projeto QUALITI junto ao colega Alexandre Biasi Cavalcanti (2009/12), tendo sido coordenador da pós-graduação lato sensu em Medicina Intensiva para Adultos (2012/13) do HCor/Ministério da Saúde/Uninove/SP. Atualmente é médio consultor do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos, desenvolvido pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz junto ao Ministério da Saúde (2015/2017). Tem sido membro da Câmara Técnica em Medicina Intensiva (2008/12) e da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos (2013/2014) do Conselho Regional de Medicina do RS – CREMERS. Tem experiência assistencial na área de Medicina, com ênfase em MEDICINA INTENSIVA, Trauma e Medicina Intensiva no Paciente muito Idoso.

Como educador tem experiência nas áreas de Relação Médico-Paciente, Humanidades, Bioética, Ética Médica, Morte Encefálica, Terminalidade Humana em Ambientes Intensivos, Doação e Transplantes de órgãos, Humanização, Comunicação, Qualidade Assistencial e Direitos Humanos em cenários assistenciais e UTI. No segmento associativo foi presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul em duas oportunidades e presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (2002/2003).

 

Assessoria de Imprensa da UG

Gilvânia Banker

GE7 Produtora Cultural e Comunicação Ltda

Relacionados