• sábado , 17 novembro 2018

Pré-candidatos são sabatinados na União Gaúcha

20180820_102008Desde o mês de julho, a União Gaúcha vem realizando uma série de debates com os pré-candidatos ao governo do Estado e com os pré-candidatos a deputados estaduais e federais. Nesta segunda-feira, o colegiado recebeu a visita do deputado Federal, Henrique Fontana (PT) e de Nelcir Varnier, do PPL, Partido Pátria Livre.

Henrique Fontana, o primeiro a expor sua proposta de atuação, foi deputado federal por cinco mandatos, formado em Administração de Empresas e Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi líder dos governos Lula e Dilma na Câmara Federal, relator da Comissão Especial da Reforma Política, presidente da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Político por vocação, falou que a previdência precisa ser pública e digna, bem como o sistema de saúde. ‘Esse cenário em que estamos vivendo há um processo de enorme hegemonia do capital atual, é a financeirização do capitalismo, onde os ganhos são oriundos de processos especulativos, negócios financeiros, ao invés da comercialização e da produção de bens produzidos”, comentou. Segundo ele, esse processo também gera privatizações, onde tudo é baseado em “negócios”. Em algumas atividades, disse ele, é possível haver a intervenção da iniciativa privada, como saneamento, por exemplo, desde que haja a intervenção e o domínio do Estado.

Na área da saúde, disse que há necessidade de o Estado ter um sistema forte, qualificado e igualitário. Para ele, o SUS deve ser pleno e integral. “Temos nossos sistemas complementares e públicos, como o IPERGS, por exemplo, e há uma pressão pela privatização nesta área”, contou. Para ele, a Previdência privada também tem seus riscos.
Questionado sobre o ingresso de novas entidades no IPE-Saúde, como a OAB, disse não concordar, mesmo julgando correta a divisão que houve da autarquia em IPE-Saúde e IPE-Prev. “O IPE não deve se abrir para novas categoria, pois entendo que ele é para os servidores públicos do Estado e dos municípios”, enfatizou. “Essa demonização do servidor público tem uma finalidade”, disse ao citar que o IPE-Saúde não deve ser encarado como um privilégio dos servidores, e sim como parte do seu contrato de trabalho. Fontana convocou a todos para participar ativamente da politica para que as coisas possam ser modificadas.
Logo após o debate com Fontana, Nelcir André Varnier falou sobre o lançamento da sua candidatura e das suas motivações. Segundo ele, foi um pedido da categoria e do Sintergs, devido a necessidade de haver um representante dos servidores na Assembleia. Varnier é formado em Administração de Empresas, servidor público e presidente licenciado do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do RS. Ele falou da capacidade de voto dos servidores e disse que sua meta é, se eleito, fazer uma reconexão do poder com o povo gaúcho. Um dos seus compromissos é fiscalizar o cumprimento das leis, estimular e fomentar leis de iniciativa popular, apoiando as iniciativas coletivas.
As sabatinas da União Gaúcha com os pré-candidatos devem ter continuidade nas próximas semanas.

O debate pode ser conferido em nossa Fanpage:

Henrique Fontana:

https://www.facebook.com/uniaogauchaUG/videos/518870895202222/?hc_ref=ARTPuNBQixz8o96ylgdIZUI1zc4ZmZUjiIvATi302f6xyHqP4IG2WtQ2DVRB1i9Eg8A&__xts__[0]=68.ARBefzsa9dijJo8YKSbEDpUCYL-nTuWsP42BHCbq5NSx-ZwGosDIgJptjF1O5qp4wA39BRaYV-HvaQYY_sNfUDldB1Hx-d3IxBGb8pY4RopANLNH0XSY5fS6bfsNy2bBflnenNYp3H3g&__tn__=kC-R

 

Nelcir Varnier:

https://www.facebook.com/uniaogauchaUG/videos/360030324537354/?hc_ref=ARTPuNBQixz8o96ylgdIZUI1zc4ZmZUjiIvATi302f6xyHqP4IG2WtQ2DVRB1i9Eg8A&__xts__[0]=68.ARBefzsa9dijJo8YKSbEDpUCYL-nTuWsP42BHCbq5NSx-ZwGosDIgJptjF1O5qp4wA39BRaYV-HvaQYY_sNfUDldB1Hx-d3IxBGb8pY4RopANLNH0XSY5fS6bfsNy2bBflnenNYp3H3g&__tn__=kC-R

 

Relacionados